USO PROGRESSIVO DA FORÇA


O que vem a ser o Uso Progressivo da Força?


Tenente Coronel Marcelo Vladimir Corrêa

Uso Progressivo da Força, segundo o Tenente Coronel Marcelo Vladimir Corrêa (no vídeo ele é apresentado como Major mas, hoje, ele é Tenente Coronel e Comandante do GATE, de Minas Gerais) consiste na seleção adequada de opções de força pelo policial em resposta ao nível de submissão do indivíduo suspeito ou infrator a ser controlado.

Ele ministra um curso da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) sobre o Uso Progressivo da Força que disponibilizo aqui, para Download. O curso se divide em 4 módulos e tem como objetivo principal, apresentar aos representantes da Segurança Pública, "caminhos norteadores", isto é, posturas adequadas de como fazer uso da força em variadas situações, aplicando-a de modo eficaz sem romper com o princípio ético e moral da corporação a qual pertence o agente da lei, bem como seus próprios direitos e deveres, não apenas como policial a serviço da sociedade mas, também, como cidadão.

Clique em cada um dos módulos abaixo para fazer o Download do curso completo em formato PDF sobre o Uso Progressivo da Força, ministrado pelo Ten Cel Marcelo Vladimir Corrêa e o Manual de Prática Policial, também composto por ele e pelo Major Cícero Nunes Moreira, de Junho de 2002.


Assista, abaixo, o vídeo sobre o Uso Progressivo da Força, ministrado pelo Ten Cel Marcelo Vladimir Corrêa que, tanto quanto o Cel Giraldi, é um profundo conhecedor técnico sobre o Uso Progressivo da Força.


1ª Parte


2ª Parte



2 comentários:

  1. onde poço fazer o curso,sou de SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evan! Esse curso é oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, é EAD e é destinado, à princípio, aos agentes de Segurança Pública.

      Excluir